NOTÍCIAS /
Francisco Brennand
Artista recifense, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, nasceu em 1927, é um dos nomes mais conhecidos e exaltados, em Pernambuco. Francisco Brennand, como é conhecido além de escultor, é também ceramista, desenhista, pintor, tapeceiro, ilustrador e gravador. Iniciou sua formação artística em 1942, quando começou a aprender a modelar com outro grande consagrado das artes, o artista Abelardo da Hora.
Em sua obra inicial como pintor, retrata a natureza morta em seus quadros, através de flores e frutos que parecem flutuar, traçados com linhas simplificadas e cores puras. Posteriormente, logo após sua visita a Paris, ao retornar ao Recife, começa a trabalhar com a cerâmica, de tal forma que ele resolve reativar a antiga e inutilizada fábrica de cerâmica do seu pai, transformando-a em um ateliê repleto de painéis, objetos e esculturas. Autor de importantes obras firmadas em diversos espaços turísticos e culturais da cidade do Recife, ele foi consagrado, em 2017, com a Medalha do Mérito Guararapes – Grã Cruz, a mais alta honraria do estado.
Considerada um ponto turístico da cidade, a Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand, fundada em 1971, que um dia foi o seu próprio atelier. Hoje, concentra inúmeras obras do artista, é composta por um complexo artístico, que totaliza uma área de 15 mil m², cercada por Mata Atlântica e pelo Rio Capibaribe. Lá, é possível encontrar diversas esculturas gigantes feitas em cerâmica, como também em outros materiais e que se modificam ao longo do tempo, graças as intervenções feitas pelo próprio artista.
Mais informações:
Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea, Recife/PE
Telefone: (81) 3271-2466
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta: 08h00 às 17h00
Sextas: 08h00 às 16h00
Sábados e domingos: 10h00 às 16h00
Entrada: RS 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
*Valores podem sofrer alteração.
2019/01/22
Compartilhe: