NOTÍCIAS /
Os sons da folia
O Carnaval é, sem sombra de dúvidas, a época mais animada do ano, onde fantasias coloridas e blocos festivos transformam e preenchem as cidades com cores e muita alegria. Toda essa festa é embalada por músicas típicas, que variam de região para região no Brasil. Por exemplo, as marchinhas e sambas-enredos no Rio de Janeiro e o axé na Bahia. Em Pernambuco, essa diversidade é ainda maior, com diversos estilos e ritmos tomando conta da folia.
O mais famoso deles certamente é o frevo. Conhecido pelo tempo acelerado, dança rápida para acompanhar o passo da música e pelas roupas e itens coloridos, especialmente a sombrinha, o frevo surgiu no fim do século XIX e até hoje anima o carnaval pernambucano.
Outro estilo que ganhou o mundo recentemente foi o manguebeat, muitas vezes chamado apenas de mangue, impulsionado pelo sucesso de artistas, como Chico Science & Nazão Zumbi e Mundo Livre S/A. Falecido em 1997, Chico Science virou um dos símbolos do Carnaval pernambucano.
Além do frevo e do manguebeat, o coco, o maracatu e a ciranda são gêneros nativos e muito associados ao estado, cuja tradição data dos tempos do Brasil colonial.
São muitas manifestações culturais em forma de música que dão a Recife e Olinda o título de dois dos melhores carnavais de rua do Brasil.
2020/01/24
Compartilhe: