NOTÍCIAS /
Curiosidades sobre o carnaval
O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Trazida por europeus, a celebração foi assimilada, adaptada e enriquecida pelo povo brasileiro até ser transformada em festejos típicos, bem característicos e diferentes de região para região. E é em Pernambuco que algumas das manifestações mais famosas acontecem.
Entre suas comemorações mais tradicionais, o Carnaval pernambucano se destaca por sua história e muitas curiosidades. Quer conhecer algumas delas?
Festa secular
Os pernambucanos pulam Carnaval desde o Século XVII. As origens remetem à antiga Festa de Reis, que era celebrada por trabalhadores braçais.
Duas cidades, uma grande festa
Recife e Olinda têm blocos e comemorações próprias, mas as cidades ficam tão próximas que muitos foliões aproveitam muito das duas, como se fosse uma grande festa.
No ritmo do frevo
Criado no Século XIX, o frevo é um gênero musical típico de Pernambuco e se tornou famoso por embalar a folia de Carnaval. Além da música de tempo acelerado, o frevo tem sua dança e fantasias próprias, muito lembradas por roupas e sombrinhas coloridas.
Músicas para todos os gostos
A folia pernambucana não vive só de frevo. O maracatu rural, o maracatu nação, o coco, a ciranda, o cavalo-marinho, os caboclinhos e o mangue beat estão entre outros gêneros muito executados nas ruas de Recife e Olinda.
Patrono contemporâneo do Carnaval
Apesar de ser o mais recente entre os gêneros musicais típicos da festa, o mangue beat é um dos mais famosos, graças aos artistas que o propagaram nacionalmente. Um dos mais notáveis, o saudoso Chico Science, se tornou um símbolo contemporâneo do Carnaval de Recife e Olinda.
Galo da Madrugada
Centenas de blocos que desfilam por Recife e Olinda entre as prévias e o Carnaval. O mais famoso é o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, que arrasta milhões de foliões anualmente. Apesar do nome, o Galo sai durante o dia. No começo de sua história, nos anos 70, o Galo gigante desfilava pelas ruas recifenses durante a madrugada. A mudança de horário aconteceu para que fosse mais acessível a todos os públicos e às transmissões de televisão.
Bonecos de Olinda
Tão famosos quanto o Galo são os bonecos de Olinda, outro símbolo marcante do Carnaval pernambucano. Reinvenção de uma antiga tradição europeia, os bonecos gigantes feitos de diversos materiais artesanais desfilam no meio do povo desde o começo do Século XX e muitas vezes reproduzem personalidades famosas, locais, nacionais e internacionais.
2020/02/13
Compartilhe: