NOTÍCIAS /
Chico Science
Francisco de Assis França, mundialmente conhecido como Chico Science, tornou-se um dos ícones da cultura popular da cidade do Recife. Chico, foi um cantor, compositor, idealista e defensor do movimento mangue beat nos anos 90.
Líder da banda Nação zumbi, com a qual chegou a gravar dois discos “Da lama ao caos (1994)” e “Afrociberdelia (1996)”, que inclusive foram incluídos na lista dos 100 melhores da música brasileira na Revista Rolling Stone.
A sonoridade da banda que Chico encabeçava, misturava ritmos nordestinos, como o maracatu, hip hop, soul e funk. Suas letras são marcadas pelo manifesto social em favor da preservação da natureza, sobretudo dos manguezais, tendo em vista que o crescimento descontrolado dos centros urbanos, prejudicavam não somente a fauna/flora do local, mas também os indivíduos que viviam ao redor.
Chico faleceu em 02 de fevereiro de 1997, aos 30 anos de idade, na cidade do Recife, em um acidente de carro. Mas deixou um legado enorme de cultura e musicalidade e até hoje, o músico é lembrado pelos pernambucanos e a sua imagem virou símbolo da cultura popular e do movimento mangue beat aqui em Recife e no mundo!
2019/05/28
Compartilhe: